Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cold Case Christianity

Artigos em Português

Por Que é Importante Procurar um Entendimento Correto de Deus (Ortodoxia)

Why It’s Important to Seek a Correct Understanding of God (Orthodoxy)

A palavra “ortodoxo” na verdade não aparece na Bíblia, mas o seu significado é afirmado ao longo das Escrituras. A Bíblia descreve a existência da verdade bíblica e prescreve o ensino e a defesa desta verdade. Estamos vivendo em uma época em que é elegante para os cristãos se envolverem em uma “conversa” aberta sobre as perguntas e as doutrinas da fé, sem fazer declarações decisivas sobre o que é verdadeiro (ou falso). Muitos cristãos adotaram uma forma de relativismo e permitiram que este relativismo influencie a sua visão da verdade bíblica. Mas, para os primeiros cristãos (aqueles mais próximos aos autores originais das Escrituras) a verdade bíblica é objetiva e exclusiva: A palavra - ortodoxo - na verdade não aparece na Bíblia, mas o seu significado é afirmado ao longo das Escrituras. Click To Tweet

Efésios 4:4-6
Vocês foram chamados para andar no mesmo caminho, para seguir na mesma direção. Por isso, permaneçam juntos de coração e na caminhada. Vocês têm um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que governa sobre todos, age por intermédio de todos e está presente em todos. Tudo que vocês são, pensam e fazem é permeado por essa linda Unidade.

Tito 2:1
A sua tarefa é explicar os assuntos que contribuem para uma doutrina sólida.

Não houve hesitação por parte dos primeiros crentes e líderes da fé quando se tratava de tomar uma posição com relação a reivindicações exclusivas sobre a natureza de Deus, Jesus ou da Salvação. Estas verdades Bíblicas foram apreciadas como um presente precioso; crentes foram chamados para guardá-las com cuidado:

2 Timóteo 1:13-14
Assim, continue sua obra, com a fé e o amor enraizados em Cristo, como mostrei a você. Ela continua tão saudável quanto no primeiro dia, quando você ouviu a Mensagem de mim. Guarde este tesouro que o Espírito Santo, que trabalha em nós, nos entregou.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em um mundo relativista em que todas as verdades são consideradas igualmente válidas e verdadeiras, uma chamada para buscar a verdade singular e objetiva (e depois defendê-la para aqueles que o rodeiam) parece algo ridículo. Mas isso sempre foi a natureza da fé cristã. A Bíblia proclama que algumas coisas são verdade sobre Deus e que algumas coisas são falsas. A Escritura reconhece a importância da fé, mas também reconhece que a fé, por si só, não tem poder, a menos que se baseie na verdade. É por isso que a verdade importa para Deus. A Bíblia descreve a existência da verdade bíblica e prescreve o ensino e a defesa desta verdade. Click To Tweet

Há uma objeção comum à idéia da ortodoxia cristã, no entanto. É comum dizer que os hereges não acham que eles são hereges. Às vezes parece que as maiorias religiosas começam a decidir o que é ortodoxo e o que não é. Na maioria dos casos, é a maioria que se torna a autoridade pela qual opiniões minoritárias são consideradas heréticas. Quem pode dizer qual lado é, na verdade ortodoxo e que lado é herético ? Como sempre, tudo se resume à autoridade. O fato de que os dois lados podem discutir sobre a pretensão de verdade não nega a existência da verdade objetiva. Assim como toda a verdade depende de alguma autoridade, nós, como cristãos, não devemos aceitar uma afirmação simplesmente porque algum grupo aceita. Como cristãos, nunca devemos deixar que um grupo seja a nossa autoridade. Somente a Bíblia deve ser a nossa autoridade e cada um de nós foi dada a capacidade de ler e determinar o que a Bíblia diz sobre questões fundamentais.

Como cristão, eu acredito que há certas verdades objetivas centrais relacionados com a fé cristã; existem algumas verdades bíblicas que podemos saber com certeza. Estas verdades particulares e “essenciais” foram claramente descritas e afirmadas historicamente. Eu não as abraço, porque os credos têm autoridade, mas porque as Escrituras são a autoridade. Esses “elementos essenciais ” são repetidamente ensinados nas Escrituras por uma razão: eles são importantes para Deus. Como resultado, eles devem ser importantes para nós. Quando descordo com um irmão em Cristo sobre uma questão teológica particular, estou aberto a discuti-la, se meu irmão estiver disposto a fazer um argumento a partir da Escritura. Sim, é importante procurar um entendimento correto de Deus. Mas, temos de estar preparados para fazer uma argumentação baseada nas verdades bíblicas àqueles dentro da Igreja, antes de podermos ter a esperança de argumentar para o mundo que nos rodeia.

J. Warner Wallace é um detetive de casos de homicído arquivadosdefensor do Cristianismo, pesquisador sênior do Colson Center for Christian Worldview, professor associado de apologética na Universidade de Biola e autor de Cristianismo Cold-Case , Cena do crime de Deus, e Fé Forense.

Mais artigos em português AQUI. Leia a tradução original AQUI.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Print Friendly, PDF & Email
Written By

J. Warner Wallace is a Dateline featured cold-case homicide detective, popular national speaker and best-selling author. He continues to consult on cold-case investigations while serving as a Senior Fellow at the Colson Center for Christian Worldview. He is also an Adj. Professor of Christian Apologetics at Talbot School of Theology, Biola University, and a faculty member at Summit Ministries. He holds a BA in Design (from CSULB), an MA in Architecture (from UCLA), and an MA in Theological Studies (from Gateway Seminary).

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Artículos en Español

(Preparing Kids to Encounter Atheism Online) El post de hoy es de una ‘blogger’ invitada, Natasha Crain. Natasha es una madre casada de tres...

Artículos en Español

(Can the Gospels Be Defended As Eyewitness Accounts?) A veces me sorprende que los escépticos resistan la afirmación (por lo menos) de que los...

Artículos en Español

(4 Reasons We Should Accept the Gospels As Eyewitness Accounts) En la película Dios No Está Muerto 2 se me pidió que defendiera la...

Videos en Español

¿Sabías de estos grandes libros cristianos en español? Jorge Gil Calderón describe los libros cristianos más nuevos para ayudarte a investigar y defender el...