Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cold Case Christianity

Artigos em Português

Como Era o Formato da Cruz de Jesus?

What Was the Shape of Jesus’ Cross?

Recentemente, depois de falar em uma grande conferência, fui abordado por um homem que perguntou uma questão sobre o formato da cruz de Jesus. Ele foi abordado por Testemunhas de Jeová que desafiaram a forma tradicional da cruz. Eles argumentaram que a palavra grega “cruz” (stauros) significa simplesmente um “poste vertical”, “estaca reta” ou “estaca de tortura”. Seus visitantes das Testemunhas de Jeová afirmaram que Jesus estava realmente pregado em uma estaca reta, com um único prego nas mãos e outro nos pés. Em minha experiência com as Testemunhas de Jeová, eu também os ouvi argumentar que a forma cristã tradicional da cruz foi emprestada de fontes pagãs e, como resultado, não é cristão reconhecer a forma tradicional da cruz na arquitetura, adoração ou adorno da igreja. Embora as palavras gregas usadas para a cruz no Novo Testamento não sejam específicas sobre sua forma (“stauros” = estaca/poste e “xulon” = madeira/árvore), há várias pistas evidenciais oferecidas na escritura para nos ajudar a entender a verdadeira forma da cruz de Jesus. Há várias pistas evidenciais oferecidas na escritura para nos ajudar a entender a verdadeira forma da cruz de Jesus. Click To Tweet

Antes de olharmos para as evidências relacionadas à cruz, precisamos examinar as muitas maneiras pelas quais os romanos executaram criminosos em estruturas de madeira de um tipo ou outro ao longo da história. Josefo, ao escrever sobre o cerco de Jerusalém no ano 70 d.C., reconheceu o fato de os soldados romanos usarem uma variedade de métodos e formas de estaca para executar seus prisioneiros:

“(Os judeus apanhados do lado de fora dos muros de Jerusalém) foram chicoteados e depois atormentados com todo tipo de tortura, antes de morrerem, e depois crucificados diante do muro da cidade … os soldados, da ira e do ódio que eles tinham. os judeus, pregaram aqueles que pegaram, um depois de um jeito, e outro de outro, para as cruzes, por brincadeira ”(Josefo, Guerras dos Judeus, 5.11.1).

Além disso, o filósofo romano do primeiro século, Sêneca, o Jovem, descreveu as crucificações de várias maneiras:

“Eu vejo antes de mim cruzes que não são todas iguais, mas diferentemente feitos por povos diferentes: alguns penduram um homem de cabeça para baixo, alguns forçam uma vara para cima através de sua virilha, alguns estendem seus braços em uma forquilha” (Sêneca, o Jovem. “Consolação a Márcia ”, em Moral Essays, 6.20).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Os romanos tipicamente empregavam um dos quatro formatos:

I – Crux Simplex
Às vezes, eles usavam uma única estaca ou poste vertical e pregavam ou amarravam a vítima (em alguns casos, isso pode ter sido simplesmente no tronco de uma árvore). Com essa forma de madeira, as mãos da vítima podem ser amarradas ou pregadas simplesmente com um único pedaço de corda ou um prego, como muitas Testemunhas de Jeová sugerem.

T – Crux Commissa
Às vezes, os soldados romanos usavam uma Crux Commissa (“cruz conectada”). Isso também é chamado de “Cruz de Santo Antônio ”ou“ Cruz Tau” (baseado na letra grega“ Tau” que se assemelha). Essa estrutura foi construída a partir de um feixe horizontal conectado no topo da estaca vertical, formando um formato em “T”. As vítimas foram pregadas ao T com os braços estendidos em ambos os lados do feixe horizontal. Seus pés foram pregados juntos ou separadamente na parte inferior do poste vertical.

+ – Crux Immissa
Similar à Crux Comissa, este terceiro formato é a forma tradicional que os cristãos observam para a cruz (“Imissa” significa “inserida”). Esta cruz foi construída a partir de uma estaca vertical com uma travessa horizontal (chamada de “patíbulo”) inserida na parte superior, deixando uma “ponta” estendendo-se acima do patíbulo. Às vezes, essa dica era pouco mais do que uma pequena extensão, resultando em uma estrutura ainda parecida com um “T” mais que um “+”. As vítimas foram pregadas na estrutura com os braços estendidos em ambos os lados do patíbulo. Seus pés foram pregados juntos ou separadamente na parte inferior do poste vertical.

X – Crux Decussata
Esta cruz em forma de “X” (também conhecida como “Cruz de Santo André”) emprestou seu nome do numeral romano dez (“decussis”). Duas pranchas de madeira foram presas juntas em uma configuração X e as da vítima foram pregadas na cruz com os braços estendidos nas extremidades superiores do X. Seus pés foram pregados ou amarrados separadamente às extremidades inferiores do X.

Então, quais dessas formas foram usadas para a cruz de Jesus? Enquanto os dados são limitados, eu acho que a forma tradicional (a “Crux Immissa”) é a melhor inferência de evidência pelas seguintes razões:

Advertisement. Scroll to continue reading.

Os limites da Evidência Linguística:
As palavras gregas usadas no Novo Testamento não estabelecem restrições sobre qual forma devemos inferir. Como outras línguas, o significado original dos termos “stauros” e “xulon” mudou ao longo do tempo. Homero, por exemplo, viveu entre os séculos 12 e 9 a.C. Em seus dias, o termo “stauros” significava simplesmente “poste”. Mas, na época de Cristo, os romanos ainda usavam a língua grega, embora modificassem muitas das palavras para lhes dar um significado mais amplo. Os gregos não usaram a crucificação como forma de execução. Quando os romanos usaram este método de punição, eles tiveram que modificar a terminologia grega existente para atender aos seus propósitos. Como erudito grego do Novo Testamento, o Dr. David Black diz:

“(O significado original de uma palavra) usada sozinha, não pode explicar adequadamente o significado de uma palavra, uma vez que o significado está continuamente sujeito a mudanças … É portanto obrigatório para o estudante do Novo Testamento saber se o significado original de uma palavra ainda existe numa fase posterior […] Portanto, não é legítimo dizer que o significado ‘original’ de uma palavra é o seu significado ‘real’ ”(David Alan Black Linguistics for Students of New Testament Greek Baker Books, Grand Rapids, 1988, 1995, p.122).

Por essa razão, Kittel’s Theological Dictionary define “stauros” da seguinte maneira:

“Na forma encontramos três formas básicas. A cruz era uma estaca vertical pontiaguda … ou consistia de uma posição vertical com um feixe cruzado acima dela … ou consistia em dois feixes entrecruzados de igual comprimento …” (Gerhard Kittel, Theological Dictionary of the New Testament: Volume 7, 1971, p. 572).

Para saber com precisão qual forma de madeira foi usada para crucificar Jesus, precisamos examinar o caso cumulativo de outras evidências.

As Descrições de Antigas Fontes Não-Bíblicas:
Um número de antigas fontes não-bíblicas eliminam pelo menos uma forma da cruz (“Crux Simplex”) e fazem outra forma (“Crux Decussata”) improvável. Vamos dar uma olhada em ordem de antiguidade:

Advertisement. Scroll to continue reading.
Um número de antigas fontes não-bíblicas eliminam pelo menos uma forma da cruz (Crux Simplex) e fazem outra forma (Crux Decussata) improvável. Click To Tweet

Dionísio de Halicarnasso (60 a.C. até algum depois de 7 a.C.)
Um historiador grego e professor de retórica que viveu na época do nascimento de Jesus, oferece a seguinte descrição de como os condenados foram levados à execução no que parece ser uma “Crux Commissa” ou “Crux Immissa”:

“Um cidadão romano de nenhuma estação obscura, tendo ordenado a morte de um dos seus escravos, entregou-o aos seus companheiros de escravos para serem levados, e para que a sua punição fosse testemunhada por todos, ordenou-lhes que o arrastassem. através do Fórum e de todas as outras partes conspícuas da cidade enquanto o açoitavam, e que ele deveria ir adiante da procissão que os romanos estavam naquele tempo conduzindo em honra do deus. Os homens ordenaram levar o escravo ao seu castigo, estendendo ambos os braços e prendendo-os a um pedaço de madeira que se estendia por seu peito e ombros até os pulsos, seguiu-o, rasgando seu corpo nu com chicotes. ”(Das Antiguidades Romanas, VII, 69: 1-2)

Dionísio usou a palavra “xulon” para o “patibulo” horizontal”.

A Epístola de Barnabé (90-135 d.C.)
Esta carta pseudepigráfica, usada por muitos cristãos na Igreja primitiva, descreveu a forma da cruz como foi entendida muito cedo na história:

“Pois a escritura diz; “E Abraão circuncidou entre os homens de sua casa trezentos e dezoito homens”. Qual é, portanto, o conhecimento que lhe foi dado? Notai que ele menciona em primeiro lugar os dezoito e depois, fazendo distinção, os trezentos. Dezoito se escreve: I, que vale dez, e H, que representa oito. Tens aí: IH(sous) = Jesus. E como a cruz em forma de T devia trazer a graça, ele menciona também trezentos (= T). Portanto, ele designa claramente Jesus pelas duas primeiras letras e a cruz pela terceira.”(Barnabé 9:7)

O autor, referindo-se à história de Abraão no Antigo Testamento, analogizou a cruz de Jesus à letra “T” (que tinha o valor numérico de 300). Para este escritor, a cruz de Jesus tinha uma trave como a “Crux Commissa” ou “Crux Immissa”. Além disso, o autor da Epístola de Barnabé referenciou Êxodo 17:11-12 e escreveu:

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ele ainda fala a Moisés, quando Israel é atacado pelos povos estrangeiros, para lembrar-lhes, nesse combate, que era pelos pecados deles que estavam sendo entregues à morte. Falando ao coração de Moisés, o Espírito lhe fez representar a figura da cruz e de quem sofreria, pois, diz ele, se não esperarem nele, serão eternamente atacados. Então Moisés amontoou as armas no meio do combate e, de pé, no lugar mais alto de todos, estendeu os braços, e assim Israel venceu novamente. Em seguida, cada vez. que os abaixava, os israelitas sucumbiam outra vez. (Barnabé 12:2)

Nesta passagem, o autor novamente analisa a cruz de Jesus com uma passagem do Antigo Testamento (desta vez da vida de Moisés), interpretando a forma da cruz de Jesus como exigindo “estendeu os braços”. Este seria o caso tanto no “Crux Commissa”, “Crux Immissa”, ou “Crux Decussata”.

Odes de Salomão (Primeiro ao Terceiro Séculos)
Esses odes, geralmente considerados de origem cristã, foram escritos por vários autores nos primeiros três séculos. Na Ode 27, o autor escreveu:

“Estendi as minhas mãos e santifiquei o meu Senhor, porque a expansão das minhas mãos é o seu sinal, e a minha extensão é a cruz reta.” (Odes de Salomão 27:1-2)

O autor refere-se a uma versão da cruz em que as mãos da vítima seriam novamente estendidas como com a “Crux Commissa” ou “Crux Immissa”.

Justino Mártir (100-165 d.C.)
Este antigo apologeta descreveu expressamente a cruz de Jesus como sendo construída a partir de duas vigas:

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Aquele cordeiro que foi ordenado a ser totalmente assado era um símbolo do sofrimento da cruz que Cristo sofreria. Pois o cordeiro, que é assado, é assado e colocado em forma de cruz. Pois um espeto é transfixado desde as partes inferiores até a cabeça, e um nas costas, ao qual estão ligadas as pernas do cordeiro.” (Diálogo com Trifão, Capítulo XL)

Esta descrição da cruz com duas vigas é muito mais parecida com a “Crux Immissa” do que qualquer outra forma. Justino Mártir escreveu várias outras passagens descrevendo a cruz de Jesus de maneira semelhante, analisando-a a um mastro de vela e estendendo a vela ou descrevendo a posição de Jesus na cruz com as mãos estendidas.

Artemidoro de Daldis/Efésio (Segundo Século)
Artemidoro era um adivinho profissional não cristão da cidade de Éfeso. Ele escreveu uma obra grega de cinco volumes chamada Oneirocritica (“Sobre a Interpretação dos Sonhos”) na qual ele descreveu as crucificações de criminosos:

“Já que ele é um criminoso, ele será crucificado em sua altura e na extensão de suas mãos” (Oneirocritica 1:76)

Segundo Artemidoro, os criminosos durante esse período foram executados por romanos em uma cruz tão larga quanto alta. Isso pode se referir novamente ao “Crux Commissa”, “Crux Immissa” ou “Crux Decussata”.

Luciano (125-180 d.C.)
Este antigo retórico grego escreveu uma série de peças artísticas, satíricas e cínicas que sobrevivem até hoje. Em um deles, intitulado Trial in the Court of Vowels, ele escreveu o seguinte:

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Tais são suas ofensas verbais contra o homem; suas ofensas em ações permanecem. Os homens choram e lamentam-se, e amaldiçoam Cadmus com muitas maldições por introduzir Tau na família das letras; eles dizem que foi o seu corpo que os tiranos tomaram por um modelo, sua forma que eles imitavam, quando eles montaram as ereções nas quais os homens são crucificados ”(Trial in the Court of Vowels, 12.4-13)

Mais uma vez, um autor antigo usa uma analogia a cruz com a letra “T”, como seria o caso se a estrutura fosse uma “Crux Commissa” ou “Crux Immissa”.

Dadas essas antigas fontes não-bíblicas de informação, o “Crux Simplex” é repetidamente eliminado por meio de descrição. Além disso, o “Crux Decussata” é normalmente eliminado com base nas referências a formas “T” específicas. Mas se “Crux Commissa” ou “Crux Immissa” ainda estão em andamento, qual dos dois é a inferência mais razoável? É hora de examinar a melhor fonte de informação que temos sobre a cruz de Jesus: o registro bíblico.

A Força da Evidência Bíblica Textual:
Existem várias pistas no Novo Testamento confirmando a “Crux Immissa” como a inferência mais razoável relacionada à forma da cruz de Jesus. Vamos dar uma olhada em várias pistas no Novo Testamento; talvez mais obviamente seja a descrição da crucificação oferecida no Evangelho de João quando Jesus diz a Pedro como ele morreria de uma maneira semelhante a Jesus:

João 21:18-19
‘Digo a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas, quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir”. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus.’

Jesus disse a Pedro que ele morreria com as mãos estendidas. A história registra a morte de Pedro em Roma, onde ele foi crucificado de cabeça para baixo (64-67 d.C.). Se Pedro morresse como Jesus, sua cruz teria que ser uma “Crux Commissa”, uma “Crux Immissa” ou uma “Crux Decussata” para que suas mãos fossem estendidas. Além disso, Tomé expressando sua dúvida na ressurreição, disse aos outros discípulos que precisava de provas visuais antes de acreditar:

Advertisement. Scroll to continue reading.

João 20:25
‘Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor!” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”. ‘

Se o “Crux Simplex” fosse usado para crucificar Jesus, ele provavelmente teria suas mãos pregadas no lugar com uma única estaca. Tomé, no entanto, pediu para ver os buracos dos pregos (plural) usados para prender as mãos de Jesus. Mais uma vez, isso infere que a cruz de Jesus teria sido ou uma “Crux Commissa”, uma “Crux Immissa”, ou uma “Crux Decussata” para exigir mais de um prego para as mãos de Jesus. Finalmente, uma pista nos Evangelhos de Mateus e Lucas pode nos ajudar a determinar qual dessas três formas foi realmente empregada. Os autores do Evangelho descreveram a colocação do sinal identificando Jesus no ponto da crucificação:

Mateus 27:37
‘Por cima de sua cabeça, colocaram por escrito a acusação feita contra ele: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. ‘

Lucas 23:38
‘Havia uma inscrição acima dele, que dizia: ESTE É O REI DOS JUDEUS. ‘

Somente uma das três formas de cruz inferidas do Evangelho de João seria moldada adequadamente para permitir a colocação deste sinal acima da cabeça de Jesus. O tradicional “Crux Commissa” é a melhor inferência.

O tradicional formato “Crux Commissa” da cruz de Jesus é, de fato, a inferência mais razoável, mas para ser justo, essa inferência é apenas um pouco mais razoável do que a “Crux Immissa” em forma de “T”. A forma menos razoável de estrutura de crucificação da evidência histórica da Bíblia e dos textos não-bíblicos é o “Crux Simplex” descrito pelas Testemunhas de Jeová. Embora a forma da cruz não seja crítica para nossa teologia como cristãos, ela nos fornece uma oportunidade interessante para praticar nossas habilidades investigativas de casos.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Embora a forma da cruz não seja crítica para nossa teologia como cristãos, ela nos fornece uma oportunidade interessante para praticar nossas habilidades investigativas de casos. Click To Tweet

Tradução da Bíblia em português utilizada foi a Nova Versão Internacional (NVI)

Citações da Epístola de Barnabé em português foram retiradas do seguinte site: http://www.e-cristianismo.com.br/historia-do-cristianismo/pais-apostolicos/epistola-de-barnabe.html

J. Warner Wallace é um detetive de casos de homicído arquivadosdefensor do Cristianismo, pesquisador sênior do Colson Center for Christian Worldview, professor associado de apologética na Universidade de Biola e autor de Cristianismo Cold-Case , Cena do crime de Deus, e Fé Forense.

Mais artigos em português AQUI. Leia a tradução original AQUI.

Print Friendly, PDF & Email
Written By

J. Warner Wallace is a Dateline featured cold-case homicide detective, popular national speaker and best-selling author. He continues to consult on cold-case investigations while serving as a Senior Fellow at the Colson Center for Christian Worldview. He is also an Adj. Professor of Christian Apologetics at Talbot School of Theology, Biola University, and a faculty member at Summit Ministries. He holds a BA in Design (from CSULB), an MA in Architecture (from UCLA), and an MA in Theological Studies (from Gateway Seminary).

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Artículos en Español

(Preparing Kids to Encounter Atheism Online) El post de hoy es de una ‘blogger’ invitada, Natasha Crain. Natasha es una madre casada de tres...

Artículos en Español

(Can the Gospels Be Defended As Eyewitness Accounts?) A veces me sorprende que los escépticos resistan la afirmación (por lo menos) de que los...

Artículos en Español

(4 Reasons We Should Accept the Gospels As Eyewitness Accounts) En la película Dios No Está Muerto 2 se me pidió que defendiera la...

Videos en Español

¿Sabías de estos grandes libros cristianos en español? Jorge Gil Calderón describe los libros cristianos más nuevos para ayudarte a investigar y defender el...