Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cold Case Christianity

Artigos em Português

A Ressurreição de Lázaro é Ficcional?

Is the Raising of Lazarus Fictional?

Um domingo na igreja, nosso pastor pregou João em capítulo 11, a Ressurreição de Lázaro. Ele trouxe de volta memórias da minha antiga resistência ateísta a essa história e me lembrou do comentário de John Shelby Spong há alguns anos, desafiando a historicidade deste evento. Spong acredita que o escritor do Evangelho (alguém que não o apóstolo João, por sinal) exagerou a narrativa ficcional “para contrapor qualquer tentativa de lê-la literalmente”. Spong argumenta que o autor intencionalmente exagerou a história para que o leitor reconheça seu status fictício (“Jesus não apenas ressuscita uma pessoa dentre os mortos, ela levanta um que foi morto e até mesmo enterrado por quatro dias, alguém que ainda está amarrado em roupas graves e alguém que, de acordo com a tradução King James, ‘já fede’ com o odor de carne em decomposição!”) Assim como Spong, eu também resisti à ideia de que Jesus realizou esse milagre, embora por um motivo diferente. O maior problema para mim foi sua ausência dos outros relatos do evangelho. Por que João é a única pessoa a mencionar algo tão dramático e supostamente bem conhecido? A ausência da história de Lázaro de todos os outros relatos coloca em dúvida sua autenticidade? Por que João é a única pessoa a mencionar algo tão dramático e supostamente bem conhecido? A ausência da história de Lázaro de todos os outros relatos coloca em dúvida sua autenticidade? Click To Tweet

Por Que Está Faltando nos Outros Relatos?
Enquanto a ausência deste milagre nos evangelhos sinóticos inicialmente parecia representar um problema, quanto mais eu investigava, menor o problema se tornava. Parte da minha suspeita repousava na natureza extravagante do próprio milagre. Jesus ressuscitou alguém dos mortos, por favor! Como os outros escritores do evangelho poderiam esquecer isso? Essa objeção repousa, no entanto, na presunção de que um milagre dessa natureza foi extravagante ou extremamente incomum no ministério de Jesus, e acho que essa presunção é falsa. Lázaro não foi a única pessoa que Jesus ressuscitou dos mortos. Jesus também trouxe a filha de Jairo de volta à vida (Mateus 9:23-26, Marcos 5:35-43 e Lucas 8:40-56), bem como o filho da viúva de Naim (Lucas 7:12-15). João não menciona nenhum desses milagres e Mateus e Marcos não mencionam o filho da viúva. Há boas razões para acreditar que Jesus ressuscitou ainda mais pessoas dentre os mortos, dada a declaração clara de João: “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.” (João 21:25).

Pode haver uma boa razão para que Marcos, Mateus e Lucas não tenham mencionado a ressurreição de Lázaro, embora tenham descrito milagres semelhantes. Quando Jesus chegou ao túmulo de Lázaro, “Muitos dos judeus vieram visitar Marta e Maria, a fim da consolá-las por causa do irmão” (João 11:19). Marta até saiu ao encontro de Jesus antes de sua chegada, aparentemente ciente da preocupação do discípulo de que “ainda há pouco os judeus queriam apedrejá-lo [Jesus]” (João 11:8). Jesus realizou o milagre na presença dessas testemunhas judias e “Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus havia feito, creram nele.” (João 11:45) Como resultado, os principais sacerdotes e fariseus convocaram um conselho e “Desde aquele dia, resolveram matar Jesus” (João 11:53). A ressurreição de Lázaro teve um impacto sobre a oposição judaica que era única entre aqueles que haviam sido ressurretos por Jesus. Os primeiros cronistas podem simplesmente terem querido minimizar a presença de Lázaro nos relatos do evangelho para protegê-lo e a suas irmãs no início do primeiro século. No momento em que João escreveu sua versão do ministério de Jesus (muito mais tarde do que Marcos, Mateus ou Lucas), essa preocupação pode ter diminuído legitimamente.

Inclui Um Exagero Intencional?
Mas vamos voltar à questão do exagero hiperbólico. John Shelby Spong interpreta a inclusão do atraso de quatro dias como uma tática intencional usada por João “para combater qualquer tentativa de lê-lo literalmente”. Mas é necessariamente esse o caso? Não existem outras boas razões pelas quais Jesus pode ter esperado tanto tempo para realizar o milagre? Como sobre as razões que Jesus ofereceu? Jesus disse aos discípulos que ele esperou “para que vocês possam crer” (João 11:15), e Ele disse a Marta que ele esperou para que ela pudesse aprender a confiar NEle como “a ressurreição e a vida; Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente”(João 11:25-26). Jesus tinha um objetivo em mente e esse objetivo exigia que Ele retardasse sua chegada. Mas por que quatro dias? Isso é simplesmente um esforço por parte do autor para deixar claro que ele estava falando alegoricamente (como Spong propõe)? Não. Era mais provável a presença dos judeus que causaram a demora de Jesus. Textos judaicos antigos revelam uma crença importante mantida pelos judeus que esperavam no túmulo de Lázaro. Os judeus deste período crêem que “até três dias [depois da morte] a alma continua voltando para a sepultura, pensando que voltará [para o corpo]; mas quando vê que os traços faciais se desfiguraram, ele se afasta e o abandona [o corpo] ”(referir-se a Genesis Rabbah 100:7, Leviticus Rabbah 18:1 e Ecclesiastes Rabbah 12:6). Jesus esperou até que toda a esperança estivesse perdida para aqueles que esperavam a confirmação da morte. Só então Jesus ressuscitou Lázaro, e o resultado foi impressionante entre os judeus que tinham essas crenças básicas sobre a morte e a alma. Eles se tornaram crentes. Uma das razões pelas quais tipicamente lutamos com passagens como a ressurreição de Lázaro é o nosso desejo de lê-lo através das lentes da nossa compreensão moderna ou dos nossos desejos básicos. Click To Tweet

Uma das razões pelas quais tipicamente lutamos com passagens como a ressurreição de Lázaro é o nosso desejo de lê-lo através das lentes da nossa compreensão moderna ou dos nossos desejos básicos. Mas quando tomamos o tempo para examinar o relato da perspectiva dos eventos originais e dos autores que os registraram, surgem explicações razoáveis. Apenas leva algum esforço para pensar como um detetive e investigar o passado.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Passagens bíblicas em português retirados da tradução Nova Almeida Atualizada.

J. Warner Wallace é um detetive de casos de homicído arquivadosdefensor do Cristianismo, pesquisador sênior do Colson Center for Christian Worldview, professor associado de apologética na Universidade de Biola e autor de Cristianismo Cold-Case , Cena do crime de Deus, e Fé Forense.

Mais artigos em português AQUI. Leia a tradução original AQUI.

Print Friendly, PDF & Email
Written By

J. Warner Wallace is a Dateline featured cold-case homicide detective, popular national speaker and best-selling author. He continues to consult on cold-case investigations while serving as a Senior Fellow at the Colson Center for Christian Worldview. He is also an Adj. Professor of Christian Apologetics at Talbot School of Theology, Biola University, and a faculty member at Summit Ministries. He holds a BA in Design (from CSULB), an MA in Architecture (from UCLA), and an MA in Theological Studies (from Gateway Seminary).

Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Artículos en Español

(Preparing Kids to Encounter Atheism Online) El post de hoy es de una ‘blogger’ invitada, Natasha Crain. Natasha es una madre casada de tres...

Artículos en Español

(Can the Gospels Be Defended As Eyewitness Accounts?) A veces me sorprende que los escépticos resistan la afirmación (por lo menos) de que los...

Artículos en Español

(4 Reasons We Should Accept the Gospels As Eyewitness Accounts) En la película Dios No Está Muerto 2 se me pidió que defendiera la...

Videos en Español

¿Sabías de estos grandes libros cristianos en español? Jorge Gil Calderón describe los libros cristianos más nuevos para ayudarte a investigar y defender el...